“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (I Tess. 5:18)
Observe bem que a Palavra diz: “dando sempre graças por tudo”. E a Bíblia diz o que ela quer dizer.
Isto nunca será vivido por conhecimento da letra, mas por revelação, por toque do Senhor em nossos corações. É algo sobrenatural, contrário as nossas inclinações naturais. A Bíblia não ensina apenas a suportar a adversidade, mas a ser grato por tudo, sabendo que “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm. 8:28)..
Madame Guyon escreveu: “Você precisa crer, inteiramente, que as circunstâncias de sua vida, isto é, a cada minuto de sua vida – tudo sim, o que quer que lhe aconteça – tudo veio a você por vontade e permissão de Deus. Você precisa crer literalmente que tudo que lhe tem acontecido é de Deus e é exatamente aquilo de que você necessita. O Senhor Jesus amou a Seu Pai no Monte Tabor, onde foi transfigurado, mas não o amou menos no Calvário, onde foi crucificado”. Evidente que devemos separar a natureza da provação permitida por Deus dos resultados de nossas desobediências, das consequências do pecado.
Deus pensa com a perspectiva infinita da eternidade e nós com o presente finito.
Deus permitiu que seu filho fosse crucificado, mas reservou a Ele toda a autoridade nos céus e na terra, que tinha o caminho da cruz como necessário. Na cruz Jesus foi aparentemente derrotado pelo império romano, por Pilatos e por todos que zombaram, porém, ali Ele estava derrotando as forças do inferno e a morte, estabelecendo seu reino eterno, que não poderá ser abalado. Como juiz justo, julgará a todos os homens, inclusive aqueles que o mataram na cruz. Jesus estava ali conquistando a maior vitória de Deus. Se Jesus não fosse um homem cheio do Espírito Santo e não julgasse segundo os valores eternos, não suportaria as profundas adversidades que passou.
Certa vez estava ouvi uma irmã falando de uma experiência interessante. Ela estava em um coletivo que, repentinamente, mudou seu curso normal e entrou por um caminho que aumentaria muito o tempo para chegar ao destino final. Houve um alvoroço agressivo dos passageiros, fato que obrigou o motorista parar o veículo e explicar que recebeu informações que estava ocorrendo uma manifestação de estudantes no trajeto original e que havia um monstruoso engarrafamento que impediria a continuação do deslocamento. Ou seja, o caminho mais curto levaria ao caos, enquanto o caminho mais longo e cansativo levaria ao destino correto. Na mesma hora ela teve um entendimento de como Deus age conosco: Muitas vezes damos uma volta enorme, isto em meio ao sofrimento, mas Deus sabe que nosso caminho original nos levará a conseqüências eternas negativas. Muitas vezes vamos perder o conforto, mas Deus que nos salvar. O único sentido da vida é estarmos preparados para nos encontrar com Ele, o resto não tem valor algum para Deus.
Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.” I Ped. 1: 3-7
O apóstolo indica que a esperança nossa esta guardada nos céus. Tudo aqui é efêmero, passageiro e perecível. Os homens enlouquecem na luta para ter e ser, e daqui não levam nada. (Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido.” Salmos 103: 15-16 )
Finalizando, agradeça ao nosso pai que tudo vê e que tudo sabe, por tudo que lhe acontece. Mesmo que você não esteja entendendo e nem conseguindo ver solução para alguma dificuldade sua.
Ele vai fazer o que for melhor para você e para os seus. Pois Deus não desampara o justo e ouve o seu clamor. Tudo é por ele e para ele. E Deus fará de sua vida uma forma de glorificar o seu nome, Amém?
Portanto.........EM TUDO DAI GRAÇA!!